Trans(in)spiração
A proposta Trans(in)spiração foi desenvolvida para um concurso. A solução cria um sistema de vida orgânico que envolve um ambiente construído rígido. O projeto propõe um sistema no exterior do edifício, autorregulador, composto por grandes reservatórios de água contendo algas que filtram a água e o ar.
Mais do que uma proposta para o Edifício Federal de Los Angeles, o projeto pretende tornar-se universal, fazendo uso dos recursos existentes para criar um sistema natural facilmente adaptável a qualquer estrutura semelhante. Trata-se de um conceito de baixo custo que pode ser replicado em diferentes centros urbanos, geográficos e culturais, e a várias escalas.
Estado normal 37ºC Estado de transpiração 37ºC – 40ºC
SUOR: para expelir humidade em quantidades visíveis através da abertura das glândulas sudoríparas. À medida que o suor evapora, a pele esfria, causando uma redução no calor do corpo.
Diagrama de algas/bactérias
Filtro de algas capta a luz solar para a fotossíntese que produz oxigênio e absorve o dióxido de carbono.
Diagrama do sistema de água
A água dos lavatórios e do telhado é filtrada por reservatórios de água externos com algas em vez de ir imediatamente para o sistema de esgoto da cidade.
Diagrama da fachada
O reservatório de água reflete a luz do sol através das algas para criar ambientes coloridos no interior.
Diagrama de evaporação e ventilação
Evaporação H2o – um processo de arrefecimento pelo qual a energia do calor solar transforma as moléculas líquidas em vapor de água.
O sistema é dinâmico: a evaporação da água proporciona um efeito refrescante na época quente e na época fria, esta solução proporciona uma excelente inércia térmica. Utilizando o mesmo sistema, mas numa escala menor, a mesma lógica é aplicada nas escadas existentes do edifício. Este sistema melhora a ventilação cruzada e permitir que o edifício transpire quando necessário.